05/10/2009

Crítica do livro Luna Clara & Apolo Onze

A crítica é um texto que informa sobre um objeto cultural, destacando aspectos positivos e negativos, com a finalidade de orientar o leitor a consumi-lo ou não.


Escreva aqui a crítica de Luna Clara & Apolo Onze, um dos livros que lemos durante o 1º bimestre, estimulando e orientando futuros leitores.

27 comentários:

  1. LUNA CLARA E APOLO ONZE

    Bons livros podem nos levar a todo tipo de lugar, e muitos autores sabem usar bem esse recurso. Assim é Adriana Falcão, que escrever "Luna Clara e Apolo Onze", publicado em 2002. É um livro que não apenas revela múltiplos cenários, mas também múltiplos temas e acontecimentos. É difícil escrever sobre tantos acontecimentos e, ao mesmo tempo, convencer o leitor, mas Adriana fez isso bem.

    Não é apenas o conteúdo do livro que é diferente - Adriana Falcão escreve em um estilo que raramente se v^nos livros. Ela escreve pedaços de diferentes histórias, indo e voltando, criando conexões entre elas, apresentando novos personagens, etc. A maioria dos livros não quebra a ordem cronológica, e é preciso de muito talente para escrever assim sem confundir o leitor. Tenho que admitir que, há, sim, momentos de confusão, mas nenhum que não fora esclarecido depois.

    O livro em si conta as histórias complicadérrimas de dois adolescentes - Luna Clara, que quer encontrar o pai perdido, e Apolo Onze, que deseja desejar. A história explica a busca de Luna Clara, como seu pai havia se perdido da família, como tudo parece dar errado, mas no fim, revela uma recompensa maior. Qualquer um poderia se divertir acompanhando esta aventura. O livro faz isso sem fugir da realidade a um ponto que o leitor começe a perder o interesse.

    Mesmo sendo um livro muito bem escrito, pode haver confusões por causa do número de personagens apresentados. Às vezes, há fugas da idéia principal e uma concentração exagerada nos personagens secundários.

    Concluindo, Luna Clara e Apolo Onze é um livro de ótima qualidade que fala com todo o tipo de público. Recomendo-o extremamente para vocês. Tenham uma boa semana e uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  2. MACALA FARIAS05/10/09 09:05

    Jornal Da Escola - Alunos
    O livro Luna Clara & Apolo Onze escrito por Adriana Falcão em 2oo2 é uma história divertida e engraçada.Conta sobre a vida muito diferente de duas crianças. O livro torna coisas do dia-a-dia mais importantes e nos faz pensar sobre a vida. A história também mostra como o amor verdadeiro nunca morre. Também mostra a inportância da família e das coisas simples, como a Lua. Os leitores são relembrados de como é bom sonhas e fazer o que você tem vontade. Corra perigo e aproveite cada aventura da vida! Luna Clara, uma menina de 12 anos, foi a procura do pai sabendo que era pergisoso, como diz o texto: "O resto era desconhecido.Exceto pelos comentários que se ouviam e eram imediatamente passados adiante. Com todas as coisas ruins que escutamos hoje em dia, ficamos com medo de viver, e Adriana Falcão nos mostra que a vida é mais alegre com esperanças, e o amor é mais valioso com saudade. A única coisa que torna o livro complicado é a que a narrativa é um pouco embaraçada e os leitores ficam perdidos em algumas partes. Mas nenhum trabalho é perfeito. Acho que se quem ler for muito ocpuado e materialista mudaria depois de ler Luna Clara & Apolo Onze, que nos traz lembranças das maravilhas da vida!

    ResponderExcluir
  3. O livro de Luna Clara e Apolo Onze foi excrito por Adriana Falcão, e publicado em 2001. O próprio Ziraldo afirma que o livro é uma obra prima. Embora o livro tenha uma história ironica e personagens bem desenvolvidos, o livro pode confundir o leitor. Entre capítulos o livro acompanha 1 ou mais personagens diferentes. Sem dúvida, o livro é interessante: o narrador conta com comentários repletos de humor, os personagens são acompanhados separadamente, causando uma visão mais única de cada um e também a história não para de ser interessante. Todos leitores experientes, que estejam cursando em volta da 6a série podem aproveitar para ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. João Felipe05/10/09 09:07

    Luna Clara e Apolo Onze

    Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão, é mais que nada uma história de amor. A história começa quando os pais de Luna Clara se apaixonam e em seguida se desencontram durante 13 anos. Nesses 13 anos, nasce Luna Clara. Em outra cidade, há uma festa todos os dias pelo nascimento de Apolo Onze. Depois de uma série de desencontros e aventuras, os pais de Luna Clara se reencontram e Luna Clara e Apolo Onze se apaixonam. Esta história de amor é muito interessante e divertida. Eu a recomendo. Há também várias outras coisas como um cientista doido, duas velhas horríveis que moram em uma casa mal-assombrada, um papagaio super inteligente que não para de falar, e dois criados apaixonados que tentam fugir das "senhoras". Mas isto é só um pedaço desta história divertidíssima.

    ResponderExcluir
  5. fernanda cavalcante05/10/09 09:07

    Luna Clara e Apolo Onze

    O livro “Luna Clara e Apolo Onze”, de Adriana Falcão, fala sobre uma história de uma garota chamada Luna Clara e um garoto chamado Apolo Onze. A história é para crianças de todas as idades. Ela prende a nossa atenção enquanto pula da vida de Luna Clara à de Apolo Onze e ao contrário também. É um conto fictício com algumas partes absurdas, como um homem que viaja o mundo inteiro em um cavalo atrás de uma mulher; nos faz perceber o quanto uma pessoa poderia fazer por outra.
    Além de ser um conto ótimo, existem falhas: Pode ficar confuso porque uma parte da vida de um personagem pode passar para a de outro quando acaba o capítulo. Também pode se confundir com alguns detalhes porque existem várias coincidências, onde um personagem secundário pode tanto ajudar quanto atrapalhar outros personagens primários. Deve prestar atenção nos nomes e nas situações enquanto estiver lendo. O livro é interessante e estimula a leitura ainda mais.

    ResponderExcluir
  6. Luiza Melo05/10/09 09:09

    Luna Clara & Apolo Onze

    Já leu um livro que fez você chorar? Ou talvez um que fez você rir? E que tal um que fez você chorar de rir? Esses são os melhores! Adriana Falcão escreveu este livro porque talvez quando a criatividade bateu não deu para guardar para si mesma de tão interessante e diferente que era! São dois contos diferentes que no final viram uma história só. Luna Clara é filha de Aventura e Doravante, mas Doravante é forçado a ir embora por causa do pai de Aventura, Seu Erudito. Doravante e Aventura planejam em se encontrar novamente, mas nunca tiveram essa sorte. Apolo Onze é filho de Madrugada e Apolo Dez, ele tem sete irmãs e está a procura da felicidade. A história, na verdade, acontece por causa de uma velhinhas que jogam um jogo da vida; Elas controlam TODOS os acontecimentos na vida das pessoas do livro. O beijo de Luna Clara e Apolo Onze acontece por causa delas...lindo né? Apesar de deixar o leitor muito confuso até o meio, no final tudo começa a ficar bem mais claro. Você não consegue parar de ler [quando começa] porque cada vez que para tem coisas mais interessantes pela frente!

    Luiza Melo

    ResponderExcluir
  7. Título: Além da História

    Tudo na vida acontece, primeiramente, por causa de uma pessoa. A combinação de ideias, planos, imaginação e o estabelecimento de ideias torna possível o surgimento de coisas incríveis. Às vezes nos limitamos a pensar somente nas grandes invenções como a luz, o avião, o telefone e outras coisas do tipo, mas a verdade é que as invenções aparentemente simples podem marcar as nosas vidas da mesma forma, ou até mais que as grandes invenções.
    Somos nós que alimentamos nossas mentes. Agora, como a alimentamos influenciará nossas personalidades. Muitas vezes ao falar em livros fazemos cara feia ou inventamos uma desculpa para tentar fugir desta atividade: a leitura. Mas você já parou p[ara pensar que, talvez, por causa de um simples livro, você faça parte da história? Já pensou8 em ter uma "experiência" com o narrador através de simples palavras ou trechos do livro? Luna Clara e Apolo Onze, escrito por Adriana Falcão, é um livro que ganha a atenção do leitor de forma diferente. Desde o começo do livro há um mistério e, para saber o resultado final, é necessário continuar lendo. É uma história que desperta a curiosidade levando o leitor a seguir pela motivação e provavelmente pela "necessidade" de saber o que acintecerá depois de cada capítulo ou evento.
    Desde o começo você como leitor está apena assistindo à história. Adriana Falcão usou um jogo de palavras que envoulveu o leitor e, lendo na sala de aula, fez o sentido muito interessante. "Vocês sabiam que, nesse exato instante, uma certa moça que está lendo um livro precisa urgentemente encontrar um certo rapaz?[...]" "E vocês sabiam que, nesse exato instante, esse tal rapaz está lendo o mesmo livro e também precisa urgentemente encontrar a tal moça?[...]" É um livro tanto. Embora pareça ser repetitivo e, às vezes, cansativo, é muito legal. Quem sabe você se torne o próximo personagem de uma história tão legal como Luna Clara e Apolo Onze?

    ResponderExcluir
  8. Sobre Luna Clara e Apolo Onze

    O livro que os alunos de português da oitava série estão lendo é Luna Clara e Apolo Onze. O livro começa contando a incrível história de Luna Clara, uma garota em busca de seu pai. Com o desenvolver da sua história, vários personagens se juntam a ela, mostrando que, de um jeito ou de outro, todos estão envolvidos. A história é pura ficção e diversão, pois ela é tão única, que no começo você pensa; como isso pode acontecer? Mas, depois de 10 minutos lendo a história, você já se acostuma com a ideia de que o impossível está acontecendo. Por exemplo, este é um trecho do começo do livro: "Fazia mais de treze anos que o pai e a mãe de Luna Clara se encontraram, se apaixonaram, se casaram, e se perderam um do outro, tudo isso em três dias apenas." Não parece um tanto estranho? Justamente porque há tantas surpresas como essa, é que a história fica interessante. O único problema é que há muitos personagens na história, e às vezes ela se torna um pouco repetitiva. Se você ler o livro, tenha certeza de voltar a história se for preciso, para você não se perder em quem é quem e o que eles fizeram. Para quem adora histórias de aventura, ficção e romance, Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão, é um livro ótimo para ser lido.

    ResponderExcluir
  9. João Fernando Maia
    Critica do livro Luna Clara e Apolo Onze

    O livro Luna Clara e Apolo Onze, escrito por Adriana Falcão, é um livro que todos deveriam ler. Na minha opinião um clássico da literatura Brasileira que me manteve interessado do início ao fim. Os personagems do livro têm características muito bem desenvolvidas que permitem uma foto mental perfeita dos personagems, os cenários também sendo fora do comum são bem descritos. Adriana Falcão conseguiu fazer um Romance uma comédia e uma aventura em um só livro e ainda fez isso para que crianças se interessassem. O elenco de Luna Clara e Apolo Onze varia de aventureiros que vivem com pressa até á papagaios super inteligentes, deixando os protagonistas com um elenco de personagems memoráveis para viver á história.
    Com os ótimos personagems, uma boa história e um conflito bem desenvolvido, Luna Clara e Apolo Onze é um clássico que será lembrado por todos que lerem como um livro que será passado de geração em geração.

    ResponderExcluir
  10. Vicky Shrimp Arsky05/10/09 09:16

    O Mundo encantado de Luna Clara e Apolo Onze

    Todo mundo sabe que criança gosta de imaginar. De ficar com os olhos para fora da janela sabendo que há mais coisas que pensar neste mundo. Para isso acontecer, elas leem ou veem histórias imaginárias que chamam a atenção e ficam na cabeça delas. Um bom exemplo para esses tipos de histórias seria o livro mais "sem noção" que toda a garotada ia adorar ler. "Luna Clara e Apolo Onze" é a melhor peça de arte que Adriana Falcão fez para o prazer e alegria das crianças de hoje.
    Com risos e lágrimas, o livro conta a história de dois personagens diferentes que seriam Luna Clara e Apolo Onze, que moram em duas cidades opostas de Desatino, mas que estão em uma conexão com o destino. Leitores acham uma história muito "sem noção", mas sua estranheza se transforma em divertimento. "Eu tenho certeza absoluta que ele chega hoje" diz Luna Clara, com esperança de seu pai chegar em casa. Doravante foi separado da família de Luna Clara por um acontecimento horrível em Desatino do Norte.
    Em Desatino do Sul, Apolo Onze continua sua rotina diária de festa até encontrar Doravante e aceitar ajudá-lo na sua procura á Aventura. Luna Clara e Apolo Onze vão viver muitas aventuras juntos neste livro fantástico de Adriana Falcão.

    Bull It! 25/09/09

    ResponderExcluir
  11. Arthur Rodrigues05/10/09 09:26

    Luna Clara & Apolo Onze

    Todos nós adoramos uma boa leitura. Especialmente com um livro interessante e que gostamos. Luna Clara & Apolo Onze escrito por Adriana Falcão é um desces livros. Recomendado por todos os que o leem, Luna Clara & Apolo Onze inclui mistério, aventura, suspense, comedia, tragédia entre outros. A revista Veja está opinando sobre essa interessante história. O livro é recomendado para crianças de 9 a 14 anos por sua linguagem ser fácil e fluir muito bem. Não se assuste com o tamanho , pois quando a leitura começa é difícil parar. Eu mesmo já li o livro e adorei , (olha que eu não sou uma pessoa muito chagada a livros).
    O livro tem uma história filosófica, mas ao mesmo tempo é divertido e engraçado. A autora realmente mostra do que e capaz porque o livro viaja pelo tempo, mas ao mesmo tempo muda de ponto de vista e de opinião.
    Por outro lado pode ficar meio confuso para o leitor (se o mesmo não der 100% da sua atenção). Com todas as confusões e voltas no tempo o livro da vários “lupins” que as vezes confunde os leitores, mas em geral é um bom livro.


    Arthur Rodrigues
    25/09/09

    ResponderExcluir
  12. Crítica sobre Luna clara e Apolo onze

    Luna clara e Apolo onze é um livro de muito interesse, contradição de má e boa sorte e também de um mélodrama muito grande. O título Luna clara e Apolo onze vem d dois personagens do livro, primeiro uma menina chamada Luna clara que sempre foi quetinha e tinha uma mania compulsiva de olhar para a lua. Já o menino era o Apolo onze, animado efeliz mas sempre lhe faltava algo, só que le nunca soube o que era. [Mas também ele teve festa todos os dias de sua vida]. A autora usou um jeito interessante de contar história do livro: Nos primeiros capítulos ela fala dos personagens, Luna clara e Apolo onze , e logo em seguida ela volta para o tempo em que Apolo onze nasceu, e que Aventura [mãe de Luna clara] e Doravante [pai de LUna clara] se conheceram, assim ela vai trazendo a história la; de trás até o futoro. Esse livro é cheio de aventuras, e uma parte bem destacada de aventuras é que seu erudito [ avõ de Luna clara]vivia andando pelo mundo com suas filhas Aventura, Divina, Odisséia só colecionando histórias. E a parte em que Doravante viaja o mundo enteiro atrás de Aventura. Bom não vou falar muito senão você não vai ler, não é presciso ler o livro inteiro para dizer que tem aventura o bastante. Mas o legal é a emoção de estar dentro do livro.

    ResponderExcluir
  13. Giovanna Theme05/10/09 10:44

    Leitura Na Oitava Série
    Esse ano, a oitava série na Middle School comecou seu lendo um livro extremamente criativo, "Luna Clara E Apolo Onze". Adriana Falcão (escritora humorística e criativa) escreveu esse livro e ele está à venda em várias livrarias.
    O livro conta a história de vários personagens que ficam cara-a-cara com o azar. Luna Clara é uma adolescente de 12 anos em busca de seu pai, Doravante, que se desencontrou com sua mãe quando ela estava grávida dela. Doravante, um homem cheio de sorte acaba perdendo tudo que era impotante em sua vida. Só lhe restou seu cavalo, Equinócio.
    "Desculpeoestragoaculpaéminha."-é assim que Doravante fala para pupar tempo! Estranho, né? Durante a maior parte do livro é assim que ele se comunica com os outros. Demora um pouco para ler suas falas mas isso deila a história mais interativa. Como outros livros da Adriana Falcão, suas histórias são hilariantes e também românticas: Quando Doravante e Aventura (mãe de Luna Clara) se desencontram, Doravante percorre o mundo inteiro em busca de sua mulher, e Aventura fica esperando por ele na cidade onde tinham combinado se encontrar, Desatino do Norte - é o amor que nos leva a fazer loucuras!
    O livro é uma série de desencontros e encontros muito engracados e divertidos. Mas, há alguns pontos negativos: o livro é dividido em pecas e os capítulos mudam o tempo da história, nos levando para novas pistas e acontecimentos que nos ajudam a decifrar o mistério, o que pode ser confuso para alguns. No meio do livro o mistério de como todos perderam a sorte e ganharam o azar é solucionado! Mas pode levar um tempinho para entender. Agora, todos acham que a história vai acabar assim mesmo. NÃO! Ainda há um outro problema que precisa ser resolvido e não pode ser dispensado tão cedo, mas é segredo!
    O final é simplesmente maravilhoso! Mas só é possível entendê-lo se conseguir entender o livro todo. Mas, claro, o final é pura surpresa e felicidade e não seria justo estragá-lo assim. Está esperando o quê?! A compra deste livro é um ótimo investimento! Compre-o!

    ResponderExcluir
  14. Pedro Lobato05/10/09 10:44

    Luna clara & Apolo Onze crítica.

    O livro "luna Clara & Apolo Onze" escrito por Adriana Falcão publicado em 2001, é um livro que explora o extremo da imaginação e da criatividade com seus personagens fora do normal, situações irônicas e acontecimentos que desobedecem as leis da natureza. Devido a todos esses fatores, eu indicaria esta obra para o público com uma mente mais ampla e aberta. Também o indico para o púlico entre as idades de 10 a 12, onde o indivíduo esteja começando a se entregar ao mundo da leitura mais complexa e extensa, pois esta é uma obra que contem a fantasia que eles estão acustumados a desfrutar. Mas ou mesmo tempo, contém uma estrutura um pouco mais complexa que vai influenciá-los de uma ótima maneira dando iniciativa para que alunos deste país comecem a se interessar pelo mundo da leitura ainda mais. É uma fantasia que vale apena dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  15. Luna Clara & Apolo Onze: Um Resumo
    A Adriana Falcão, escritora de Luna Clara e Apolo Onze, já foi elogiada por escritores como Luis Fernando Veríssimo. Ela conseguiu escrever um bom livro novamente: é muito difícil não achar as 357 páginas novas dela interessantes.
    A primeira frase de diálogo do livro já toma a sua atenção: "Será que é hoje que ele chega?" Ela faz o leitor pensar: 'quem será que chega? Aonde ele estava?', e a história é baseada nessa oração. A menina que diz essa frase, a Lunca Clara, nunca conheceu o pai, e todos os dias, ela espera encontrá-lo. Mas isso é só uma pequena parte do livro, uma das várias histórias que são contadas. O interessante é que todas essas histórias são conectadas entre si, e com essa primeira frase de diálogo. Como? O livro tem que ser lido para se descobrir isso.
    Luna Clara & Apolo Onze é, com certeza, um livro bom, e bastante engraçado, também. A autora dá uma identidade única a cada personagem, incluindo alguns que são extranhos, outros maus, e outros boms. O livro é para crianças e adolescentes em particular, mas isso não quer dizer que não seja para adultos também. Inclui textos diretos e indiretos, e é escrito na terceira pessoa. Por isso, há muita descrição e vários detalhes que podem ajudar o leitor a entender a história melhor.
    Frequentemente, o livro o leva no passado, explicando porque os eventos que aconteceram foram assim. A história, então, nao é chronológica. Isso pode ser um fato positivo, ou negativo. Ajuda a manter o livro interessante, e é uma maneira criativa de escrever. Mas também pode deixar o leitor confuso.
    Os nomes complicados dos personagens podem ser difíceis de lembrar, mas esses nomes ajudam a fazer a história ser original.
    Em geral, Luna Clara & Apolo Onze parece ser um livro que muitos adolescentes gostariam de ler. O final talvez seja um pouco previsível, mas todo mundo adora um final feliz, não é?

    ResponderExcluir
  16. Luisa Pacheco05/10/09 10:45

    Luna CLara e APolo Onze

    Já se imaginou lendo um livro totalmente invertido? Apesar de não termos que fazer muita coisa a ponto de virá-lo de cabeça pra baixo, a historia que nele há é contada de uma forma meio doida que às vezes podemosaté nos perder. Mas pelo fato de estarmos lendo acontecimentos de trás pra frente não quer dizer que esse método não sejea criativo e interessante de ler. O livro Luna Clara e Apolo Onze, escrito por Adriana Falcão, conta a história de um casal apaixonado que pelos motivos da vida e seus obstáculos, acabam se separando. A forma em que a autora escreve tem lá seus pontos positivos e negativos ja citados. Um outro motivo muito interessante é que podemos perceber o quanto a autora consegue contar essa história de um modo tão verdadeiro, onde possamos ver e entender que algumas coisas faladas podem ser parte de uma realidade mas às vezes não as enxergamos.
    Este livro me fez ver o ser de cada um e o que um homem é capaz de fazer para encontrar seu verdadeiro amor a quem procurava há anos em um desencontro. Recomendo para o público; é uma ótica leitura.

    ResponderExcluir
  17. Ëncontros, Desencontros e Aventuras

    No livro “Luna Clara e Apolo Onze”, as personagens ficam se desencontrando e vivendo inúmeras aventuras. A Editora Salamandra oferece uma edição do livro com desenhos e dividindo os capítulos em pequenas partes, o que faz a leitura mais fácil e agradável. Essas ilustrações ajudam ao leitor para imaginar as personagens, Luna Clara, pequena mulher de doze anos triste e melancólica que passa todo dia esperando seu pai. Apolo Onze é bem o oposto: ele é alegre e vive literalmente numa festa até o dia que vai conhecer Doravante. Este último é o pai da Luna Clara; ele está lançado numa longa viagem desde o dia que perdeu de vista sua querida Aventura (mãe da Luna Clara). A menina começa uma jornada sozinha para tentar achar seu pai. Doravante e Apolo Onze, montados em Equinócio (cavalo do aventureiro) vão à procura de Aventura e Luna Clara. Onde começam todas as aventuras e desencontros. Neste livro, Adriana Falcão conta com detalhes cada anedota o que faz o livro bastante demorada. Mesmo que as descrições dêm à historia mais vida e dêm ao leitor mais critérios para imaginar as cenas. Talvez, gostaríamos de um texto mais pragmático, sem tanto detalhe. Num sentido mais profundo, este livro está muito bem para filosofar sobre os encontros, desencontros e aventuras que a vida nos reserva.

    ResponderExcluir
  18. Cecilia Carvalho05/10/09 10:48

    Titulo : Surpreenda-se
    Texto:
    Diferentes livros o tocam de maneiras diversas, muitas vezes o marcando para sempre. Às vezes não são os livros com o vocabulário mais eloqüentes ou o maior numero de paginas. è o caso de Luna Clara e Apolo Onze escrito por Adriana Falcão. Onde quer que abra o livro, o titulo do capítulo o cativa, como por exemplo: "Desculpem, Doravante a Aventura, mas esse beijo terá que ser interrompido senão a historia não acaba."- pg. 293. Ao ler cada pagina o tempo lhe escapa e o mundo para...pelo menos fora do livro! É um livro maravilhoso que o faz pular no tempo e participar da narrativa
    O leitor realmente sente-se um personagem da historia, e a flor-da-pele esta a frustração e aventura relatada no livro,. 327 paginas criativas, com nomes e acontecimentos excêntricos, como Leuconíquio, equinócio, Imprevisto etc. É tanta diversidade que quem não é sagaz se perde, como os próprios personagens. O tempo da narrativa passa de presente a passado a futuro, e traz idéias até um tanto confusas: a única parte que deprecia o livro.
    Quem o lê, quer contar a história para os outros como se essa grande obra fosse mérito seu. Ainda mais, ao contar, encaixa alguns pronomes pessoais que lá não pertencem. Ao ler, a pessoa estimula sua criatividade a cada página, aprende a entender a confusão que é a vida e aceita que o melhor planejamento é planejar a surpreender-se!

    ResponderExcluir
  19. Luna Clara & Apolo Onze, Um Livro Para Todos

    Vocês já leram um livro grande, mas muito legal e a cada pagina que você lê, você fica mais entusiasmado com a historia? Se não, eu recomendo Luna Clara e Apolo Onze. Adrina Falcão, autora desse livro fez um trabalho espetacular; pois conta sobre a vida de duas pessoas de cidades diferentes que no decorrer do livro, suas vidas ficam interligadas, mas por isso a historia pode se tornar um pouco confusa. Luna Clara e Apolo Onze é um livro de grades emoções, uma história que consiste de mistérios "Vou atraz da chuva porque a chuva segue o meu pai" e de amor: do mesmo jeito que os pais de Luna Clara se encontram e se apaixonam, ela se apaixona por Apolo Onze à meia noite de baixo da lua. Esse livro é muito legal e recomendo para todas as idades, mas cuidado, nesse livro há um indivíduo que "falatudojunto"!

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo Vieira Camargo05/10/09 10:50

    Uma História magica
    Hoje, Você esta lendo esta crítica de um livro.Um livro que após ler julgará bom ou ruim, legal ou chato, interessante ou bobo. Estou aqui para descrever os pontos importantes do livro "Luna Clara & o apolo onze. Uma história de amor, sobre Luna que nunca encontrou seu pai, e apolo 11 filho de apolo 10 que desde que nasceu nun interrompeu sua festa contínua. Uma história delicada escrita por uma adolescente chamada Adriana Falcão. O livro se desenrola de pouco em pouco, com muitas partes agoniantes. Partes de encontros e desencontros. Jeito da autora por suas palavras no papel é diferente, mas também nao diferente. Adriana ficou conhecida com este exato livro. Por merecimento, ela travbalha todos detalhes, até mesmo um homem "quefalavatudojunto"."Luna clara & o apolo 11" publicado por "salamandro" é delicado, sutil, detalhado, e satisfatório. Aí estão algumas partes especiais do livro. "Qual é o tamanha do mundo?","Qual é o tamanha do amor de Doravante e Aventura?","A lua era sua unica amiga de verdade. E isso é só de uma página. Resumindo LEIA.

    ResponderExcluir
  21. Stephanie Nemeth05/10/09 10:52

    Luna Clara & Apolo Onze

    O livro Luna Clara & Apolo Onze foi escrito por Adriana Falcão, autora de "A Máquina" e de alguns episódios de "A Grande Família". O livro conta a história sobre uma garota que quer reencontrar o pai que está rodando o mundo em busca de sua mãe por culpa de um desencontro. Também conta a história de um garoto que sempre sonhou em querer algo. O livro é um conto que relata a história de como as personagens se desencontram e se enganam.
    Como o livro é ficção, Adriana tem a liberdade de brincar com pontos geográficos e com acontecimentos naturais. Alguns exemplos são: Ter um meio do mundo, chuva seguindo personagens, e o mais famoso, meia noite, exatamente em baixo da lua, pessoas se apaixonam. Esses fatos deixam a história mais interessante. Como essa história foi feita para o público infantil, ela usa palvras fáceis e frases pequenas o que faz pessoas de qualquer idade se comprometerem com o livro. "Lá vinham eles. Dois homens andando pela estrada. Vindo de lá de onde o vento vinha. Dois homens. Andando. Pela estrada. Cada vez mais perto." Esse trecho é um exemplo de como a escrita de Adriana é diferente da de vários outros autores.
    Alguns pontos negativos são que às vezes Adriana quer caracterizar cada personagem com uma fala ou um jeito, e isso às vezes distrai o leitor da ação que está acontecendo. Seu Erudito, um personagem do livro, que sempre fala ao final de sua fala "tenho dito e pronto". Isso além de ser um pouco confuso, faz com que você fique pensando sobre isso e não preste mais atenção no livro. Uma outra coisa é que Doravante, outro personagem, fala tudo junto, o que fica difícil para ler. Um exemplo: "Desculpeoestragoaculpaéminha". O leitor tenta decifrar o que está escrito então chega um ponto que você esquece o que está acontecendo.
    Eu recomendo esse livro para qualquer um porque ele é rico em detalhes e chama a atenção de todos.

    ResponderExcluir
  22. Manuela Gonzalez05/10/09 10:53

    Manuela Reinert Gonzalez
    Mrs.Veronica
    Crítica do livro de leitura

    Luna Clara e Apolo Onze
    Adriana Falcão é uma escritora maravilhosa, que joga um ar de suspense para o leitor. Consegue cobinar um amor tão forte, maior que o mundo com e uma " navela melodramatica " e gruda os olhos do leitor nas páginas do livro. Tudo começou debaixo da lua quando duas pessoas ha cruzaram no mesmo instante magicamente um amor é formado para sempre. Em prova deste amor, Doravante há de cruzar mares, enfrentar animais e os perigos do mundo, tudo para descobrir que tudo foi um mal intendido e uma tremenda perda de tempo. Adriana Falcão conversa com você e te faz entrar no joguinho do amor da historia. Apesar de tantos lados positivos o negativo também se destaca : O livro é bem confuso, e não é para qualquer um, somente leia se voce estiver atrás de uma Aventura, porque no final voce vai encontrá-la.

    ResponderExcluir
  23. Luis Fernando Silva FIlho05/10/09 10:55

    Não é só mais uma história de amor

    Você já parou pra pensar quantos livros, novelas, filmes, séries etc.. que têm o mesmo começo, meio e fim? O começo introduz os personagens, o meio tem uma ação e o fim, como sempre, é mais um final feliz. Os formatos são os mesmos. Exceto pelo livro Luna Clara e Apolo Onze: Ele tem estrutura diferente.
    Adriana Falcão, a escritora do livro, conseguiu fazer uma história que mantem um tom de estusiasmo o livro todo. Ela tem um jeito diferente para descrever os personagens, os lugares e os objetos. Ela fez uma estrutura que você volta no tempo e as vezes fica meio confuso, mas ela sabe o limite.
    A história se passa em uma cidade chamada Desatino do Norte onde Luna Clara mora e espera por seu pai, Doravante. A mãe conta histórias para ela e ela fica entusiasmada para conhece-lo, então começa sua jornada para o Desatino do Sul e lá conhece Apolo Onze, seu pai, Apolo Dez, festeja todos os dias. Doravante fica a procura da filha. Não vou contar o final porque vocêis vão ter que descobrir.
    Eu recomendo esse livro para todos. Há palavras meio difíceis, e o livro é um pouco grante, mas quem é acima de onze anos consegue ler fácil. Para as mulheres deve ser mais intrigante, pois é uma bela história de amor. Na minha opinião, o livro tem tantos detalhes que os homens vão ficar com um pouco de preguiça de ler, mas depois vale apena: é uma historia de amor diferente que todos deviam ler.

    ResponderExcluir
  24. Gabriela Valencia05/10/09 10:57

    Uma vista de Luan Clara e Apolo Onze

    Luna Clara e Apolo Onze trata dos encontros e desencontros de Dorovante e Aventura. Além disso também fala sobre os improvistos e coisas que acontecem na vida deles e de seus familiares que atrapalham a vida deles. A verdade é que o começo do livro, escrito por Adriana Falcão, é muito interessante,porque começa introduzendo os personagens Luna Clara e o Coitado do pai Doravente que "1. Perdeu a sorte; 2. Perdeu a mulher, Aventra; 3. Perdeu a chance de conhecer a fliha que nem sabia que um dia teria; 4.Perdeu o sol ainda por cima". Mas depois que todos os personagens são introducidos as leitor a história pde ficar meio entediante porque os encontros e desencontros dos personagens são demasiados, e faz parecer que o mundo inteiro está contra eles e eles são as pobres vítimas da má vontade do resto do mundo. O final é meio sim graça porque é o classico final onde os personagens encontram seu parceiro ideal, e vivem felizes para sempre, totalmente predecível e monótono.
    Tem outos aspetos do livro que sao bons além da história em si. Através da história a utora levante argumentos filosóficos muito interessantes. Por exemplo como "nada pode atrapalahr uma história de amor", também levanta o argumento se na verdade as pessoas já têm a vida prédeterminada, que a gente tem um destino e a nossa vida está controada por alguma força além de nós ou se a g ente pode criar o nosso destino. Além disso também te incita a seguir com a vida além dos imprevistos, por acasos, e coincidências da vida possa te trazer.
    Em conlusão a livro a Luna Clara e Apolo Onze tem seus pontos positivos e seus pontos negativos, mas vale a pena tomar seu temo para ler esta obra literária poque pode ilhe dar uma nova perspectiva da vida e como vivê-la.

    ResponderExcluir
  25. Titulo: Resumo do Livro Luna Clara & Apolo Onze
    Texto: Já leram um livro que é cheio de confusões, de azar, de felicidade e de amor? Bem, no livro Luna Clara e Apolo Onze, escrito por Adriana Falcão , há todas essas características. Luna Clara & Aventura (a filha e a mãe estão à procura de Doravante (o marido de Aventura). Mas Doravante também está à procura de aventura. doravante já rodou o mundo inteiro e nunca achou Aventura. quando ele aceitou o acordo de ir antes da família e ficar em Desatino do Norte, Doravante e Aventura NUNCA mais se viram.
    Essa his tória conta como doravante estava a procura de Aventura. Enquanto ele estava a procurando, ele estava com muito azar, porque, quando ele estava chegando em Desatino do Norte, uma velinha falou "que azar" cinco vezes. Foi aí que tudo começou a dar errado. Ele conheceu muitas pessoas, mas as mais importantes foram: Apolo Onze, e Leuconíquio.
    Leuconíquio vendia materiais de chuva como: guarda - chuva, capa de chuva, e etc. Ele, mais tarde descobriu que só chuvia muito por causa do azar de Doravante. Então, de um modo, educado, expulsou Doravante de Desatino do Norte. Quando Doravante saiu, Aventura tinha chegado.
    Doravante, recebeu muita ajuda de Apolo Onze, porque com o Apolo Onze estava com Doravante, ele, conseguiu a sorte de novo, quando ele estava passando pela casa da velinha e ela disse "que sorte" cinco vezes. Depois disso, Doravante continuou a sua procura. Ele reconheceu uma de suas moradias , e entrou. Ele viu um retrato de sua mulher e de sua filha. ele percebeu que ele já tinha passado, e visto a sua filha. Então ele saiu daquela moradia e foi atrás de sua filha. ele achou a filha e logo depois os dois encojntraram a Aventura. Bem no fim do livro, os três vão a um casamento , das duas irmãs de aventura: Odisséia e Divina. No meio de festa, antes de meia noite, Luna clara saiu em direção de lua, e do meio do mundo. Quando ela estava chegando, tudo apagou. De repente, Luna Clara e Apolo Onze se esbarram e eles falam, "Luna clara" "Apolo Onze". e eles se beijam. O livro é meio confuso, mas no final fica mais fácil de entender. é sempre bom, na minha opinião, ler porque assim o leitor pode emprovisar o vacabulário, que é uma coisa muito importante de ter.

    ResponderExcluir
  26. Marina Albernaz09/10/09 10:14

    (L)(L)(L) Lidos por muitos ja, em escola, em casa, e nas livrarias, Adriana Falcao nos mostra o que e verdadeiro amor com a historia de azar e desencontros de Doravante e Aventura. O livro "LunaClara&ApoloOnze" pode tocar muitos coracoes, pois tudo e puro amor. Amor inacabavel. Um amor que muitos pensam que foi por agua abaixo, mas que na verdade nunca foi perdido.
    O livro e bem complexo, e as vezes confuso, o que faz o livro ter os pontos altos e baixos; que so fazem a historia mais animada e interessante. A paixao de Doravante e Aventura comeca em uma bela noite de pura festanca, e dai entao, um laco se forma e nunca se desmancha. Doravante esta 12 anos sem ver Aventura, mas por esses 12 amos, continua procurando por ela; nao sabe das novidades, nao sabe da filha, do sumico de Pilherio o Papagaio, as histor5ias esquecidas, etc. Doravante pode nao saber de todas essas coisas, mas ele sabe de uma coisa, que a unica razao que seu coracao ainda bate, e por Aventura. (L)(L)(L)

    ResponderExcluir
  27. O livro Luna Clara e Apolo Onze foi escrito por Adriana Falcao em 2002 e illustrado por Jose Carlos Lollos.
    Luna Clara e Apolo Onze mostrou a historia de uma garota chamada Luna Clara que vivia em uma cidade chamada Desatino do Norte. Luna Clara vive esperando por seu pai que deixou ela e sua mae e disse que voltaria algum dia. Ao sul de Desatino do Norte existia outra cidade chamada Desatino do Sul onde vivia um garoto chamado Apolo Onze. Desde que Apolo Onze nasceu Desatino do Sul vivia fazendo festas ate que um dia um misterioso homem que perdeu sua sorte chegou em Desatino do Sul.
    O livro Luna Clara e Apolo Onze foi muito recomendado por bibliotecas para criancas de 10 anos de idade. Esse livro ajuda o leitor a entender a historia dos personagens com metaforas, incentivando criancas ou ate adultos a lerem esse livro.
    Luna Clara e Apolo Onze como todo livro tem seus altos e baixos, por exemplo: Luna Clara e Apolo Onze podem trazer confusoes para criancas mais novas, no entanto esse livro leva voce para um outro mundo cheio de fantasia que deixa o leitor muito contente.

    ResponderExcluir